To display this page you need a browser with JavaScript support.
Fones: (19) 3561-3165 / 3561-8742
Cel/WhatsApp: (19) 9.9987-7630

Borra de Óleo

Você sabe o que é borra de óleo?

Vamos a uma breve história. Você sai de viagem com um carro aparentando tudo certo, trocou o óleo do motor há pouco tempo, calibrou os pneus, examinou água do radiador e tudo estava certo. Durante a viagem a luz de óleo começa a piscar, acende de vez e aparece um ruído diferente no funcionamento do motor. Pronto o motor do seu veículo acabou de “fundir”, por falta de lubrificação devido à formação de depósitos de carvão no interior do motor. (borra de óleo).

A borra de óleo ocorre pela solidificação do óleo dentro do motor, vários motivos podem degradar o óleo. O que ocorre com mais freqüência:

- uso de óleo de baixa qualidade;

- uso de óleo não especificado para o motor desse veiculo;

- período de troca alem do prazo especificado no manual do proprietário;

- qualidade do combustível.

A borra de óleo é  um processo lento, demora muitos quilometros para formar dentro do motor, praticamente invisível aos olhos do proprietário do veiculo:

- o motor não faz ruídos diferentes;

- não sai fumaça pelo escapamento;

- não tem consumo de óleo;

Aparentemente o motor do veículo está tudo em ordem, e quando sem esperar, o motor apresenta problemas.

O reparo de um motor que apresenta borra de óleo em seu interior gera custos elevados de manutenção dependendo da gravidade. Quando apenas uma limpeza interna resolve o problema, os custos começam a partir de aproximadamente R$ 300,00, agora se o motor vier a fundir, ai sim, dependendo do veículo os custos podem ultrapassar R$ 10.000,00!

Na maioria dos veículos, tem como o técnico avaliar o nível de formação da borra no interior do motor, por analise visual, e orientando o proprietário da necessidade de reparo.

Para evitar que no interior do motor de seu veículo forme a borra de óleo, alguns cuidados tornam-se necessários. Manter o veículo revisado dentro dos prazos de manutenção estabelecidos no manual do proprietário; usar óleo lubrificante de qualidade comprovada e recomendado para seu veículo; trocar o óleo do motor dentro do prazo recomendado (o óleo do motor deve ser trocado quando está vencido por quilometragem, ex: 5.000 km ou por tempo, ex: a cada 6 meses, sempre o que ocorrer primeiro) e abastecer o veículo com combustível de confiança.

Este artigo é  um alerta aos proprietários de veículos  evitando assim custos altos de reparo no motor, sendo que, deve-se sempre seguir as informações de reparos e prazos de manutenção contidas no manual do proprietário.